Bem Vindos

Criamos o blog por diversos motivos, Para mostrar que não somos o que tanto pensam de ruim, Para mostrar que temos mais criatividades que certos, mesmo que não importe tanto esfregar isso na cara (de pau), dessas pessoas, diferencia uma pessoa de outra é o real carater, aqui postaremos materias relativas a assuntos importantes. Videos relacionados a tais fatos, poesia, arte, entre outros, e claro, com muito conteudo humoristico na "marca da qualidade" e "bem interessante"...

sexta-feira, 29 de abril de 2011

QUESTÕES DE BIOTECNOLOGIA

1-(UEPG PR/2010) Entre as diferentes biotecnologias modernas encontramos a produção dos transgênicos. Sobre o tema, assinale o que for correto.

01. Pela técnica do DNA recombinante novos organismos, chamados transgênicos, ou organismos geneticamente modificados, são produzidos pela inserção de genes que lhes são estranhos.
02. O objetivo da produção dos transgênicos é desenvolver novos tipos de seres vivos, mais próximos da perfeição e isentos de doenças genéticas previsíveis.
04. Um transgênico da Escherichia coli tem grande importância terapêutica, sendo usado atualmente na produção do hormônio de crescimento humano, da eritropoietina e de insulina em escala industrial.
08. Dolly foi uma ovelha que, além de ser um clone, era um animal geneticamente modificado, obtido pela inserção de um gene humano em seu DNA. Esse gene codifica a produção do fator IX, uma proteína da coagulação sanguínea, importante no tratamento de hemofílicos. A partir do sangue da ovelha Dolly, esse fator podia ser obtido em grande quantidade.
16. Uma das técnicas para a obtenção de organismos transgênicos é o uso de vetores, que são vírus e bactérias nos quais se insere o DNA, para ser incorporado a um outro organismo.

2-(UESPI/2010) Cientistas brasileiros clonaram em bactérias o gene responsável pela produção da teia das aranhas, produzindo assim um material mais resistente que o Kevlar, utilizado na confecção de coletes à prova de bala. Sobre este assunto, é correto afirmar:

a)   na clonagem, o gene de interesse é cortado do cromossomo por uma enzima de restrição e emendado a um plasmídeo vetor, gerando um DNA recombinante.
b)   os plasmídeos vetores de clonagem são extraídos de células humanas ou construídos sinteticamente no laboratório.
c)   na clonagem o DNA recombinante contendo o gene de interesse é inserido em uma bactéria que o emenda ao seu próprio DNA.
d)   na clonagem, a bactéria recipiente multiplica o DNA recombinante contendo o gene de interesse, mas não o seu próprio DNA.
e)   “clone” e “transgênico” são termos idênticos.

3-(UESPI/2009) As células-tronco são capazes de se diferenciar em vários tipos de tecidos; daí seu grande interesse para a medicina atual. Aponte a alternativa que mostra as possíveis origens dessas células.

a)   Placenta, medula óssea e cérebro.
b)   Células embrionárias, baço e coração.
c)   Sangue, fígado e pele.
d)   Medula óssea, cordão umbilical e células embrionárias.
e)   Líquido amniótico, intestino e cordão umbilical.

4-(UFRN/2007)  As técnicas de engenharia genética possibilitaram a produção de grandes quantidades de insulina por bactérias que receberam o gene humano para esse hormônio. Tal feito só foi possível pelo emprego das enzimas de restrição, que agem
a)   traduzindo o gene da insulina para o código genético da bactéria.
b)   ligando o pedaço do DNA humano no DNA da bactéria.
c)   identificando os aminoácidos codificados pelo gene.
d)   cortando o DNA da bactéria em pontos específicos.
e)  unindo o DNA humano.

5-(UFG/2004) As células-tronco são capazes de originar vários tipos de tecidos, representando importante avanço no tratamento de doenças, pois, ao serem:
a)   produzidas pela hipófise, glândula produtora do FSH, especializam-se na maturação de óvulos em mulheres com disfunção reprodutiva.
b)   produzidas pelas ilhotas do pâncreas, levam o indivíduo a secretar insulina, controlando o diabetis mellitus.
c)   retiradas da medula óssea, dão origem a novas células sangüíneas utilizadas no tratamento de leucemia do próprio doador, sem risco de rejeição.
d)   obtidas a partir de fibra conjuntiva adulta, dão origem a novas células nervosas, minimizando os efeitos das doenças decorrentes de acidente vascular cerebral.
e)   retiradas da zona pelúcida de embriões, dão origem a novas células cardíacas que substituirão a cicatriz decorrente de infarto do miocárdio.

 6-(UECE/2007) A regulamentação de pesquisas científicas, no Brasil, envolvendo células–tronco, é assunto bastante polêmico.
Com relação a esse tema, é possível afirmar corretamente que:
a)   Células-tronco maduras apresentam o mesmo potencial de diferenciação de células–tronco embrionárias.
b)   Células - tronco embrionárias podem ser retiradas da medula óssea e do sangue de indivíduos adultos.
c)   O sangue da placenta e do cordão umbilical pode ser utilizado para a obtenção de células-tronco embrionárias.
d)   As células–tronco embrionárias são consideradas pluripotentes, pois podem produzir todas as células e tecidos do organismo.

7-(UFRR/2007) Em março de 2005 foi promulgada a Lei da Biossegurança, que regulamenta a pesquisa com células-tronco embrionárias. A lei autoriza o uso de embriões humanos remanescentes de procedimentos de reprodução assistida armazenados há pelo menos três anos.
Sobre essas células, pode-se afirmar que:

I.    são altamente diferenciadas.
II.   as embrionárias são totipotentes.
III. as adultas podem ser obtidas da medula óssea.

a)   II e III são corretas.
b)   I e II são corretas.
c)   I, II e III são incorretas.
d)   I e III são incorretas.
e)   I, II e III são corretas.

GABARITO

1) 01+02+04+16=22
2)A
3)D
4)D
5)C
6)D
7)A

                                                                       PROFª ANDRESSA DAMACENA

5 comentários:

  1. obrigado pelas questoes, elas me ajudaram bastante

    ResponderExcluir
  2. obrigado pelas questoes.

    ResponderExcluir
  3. A primeira pergunta a resposta é 22 ou 23

    ResponderExcluir
  4. A resposta da numero 6 nao seria totipotente? pq pluripotente nao produzem todos. Placenta e anexos embrionários, por exemplo sao produzidos por totipotentes.

    ResponderExcluir